quinta-feira, 17 de agosto de 2006

A revelação

Gunter Grass: autobiografia praticamente esgotada em um dia

A autobiografia de Gunter Grass, onde o escritor alemão revela que se alistou nas SS no final da II Guerra Mundial, ficou praticamente esgotada um dia depois de ter chegado às livrarias, anunciou hoje a editora Steidl.
Cerca de 130 mil dos 150 mil exemplares postos à venda quarta- feira na Alemanha, Áustria e Suiça já foram vendidos, precisou a porta-voz da editora, Cláudia Glenewinkel.
O livro, intitulado «Beim Hauten der Zwiebel» («Ao descascar a cebola») , só devia sair dia 1 de Setembro, mas por causa do escândalo suscitado pela revelações do passado de Gunter Grass, a editora decidiu antecipar o lançamento.
Numa entrevista difundida sexta-feira passada, Gunter Grass confessou, pela primeira vez, que se alistou nas SS, a tropa de elite da Alemanha nazi, em 1945, quando tinha 17 anos.
A confissão está a causar acesa polémica na Alemanha e outros países, nomeadamente na vizinha Polónia, onde vários intelectuais e historiadores lamentaram que Grass tenha escondido esse elemento do seu passado durante tanto tempo.
«Alterámos a data da publicação porque as pessoas iam às livrarias pedir o livro. Houve uma ou duas que o venderam, o que casou de seguida um efeito de dominó, e então dissemos a todas que o podiam vender», disse Cláudia Glenewinkel.

in Diário Digital / Lusa (edição online) 17AGO2006

A polémica continua a vender. Gunter Grass apanhou-nos a todos de surpresa, mas em nada invalida que, por ter sido SS, não seja um grande escritor e que tenha merecido o Nobel. Claro que a opinião pública julga pelo todo e, assim sendo, Grass acaba por sair descredibilizado.

Sem comentários: