segunda-feira, 27 de julho de 2009

jesusalém

No dia 15 de Julho de 2009, Mia Couto apresentou em Viseu, no Salão da Assembleia Municipal, a sua última obra, o romance Jesusalém.
Mia Couto nasceu na Beira, Moçambique, em 1955. Foi jornalista. É professor, biólogo, escritor. Está traduzido em diversas línguas. Entre outros prémios e distinções (de que se destaca a nomeação, por um júri criado para o efeito pela Feira Internacional do Livro do Zimbabwe, de Terra Sonâmbula como um dos doze melhores livros africanos do século XX), foi galardoado, pelo conjunto da sua já vasta obra, com o Prémio Vergílio Ferreira 1999 e com o Prémio União Latina de Literaturas Românicas 2007. Ainda em 2007 Mia foi distinguido com o Prémio Passo Fundo Zaffari & Bourbon de Literatura pelo seu romance "O Outro Pé da Sereia".
Quanto a este seu último romance, “Jesusalém”, lê-se na contracapa que “é seguramente a mais madura e mais conseguida obra de um escritor em plena posse das suas capacidades criativas. Aliando uma narrativa a um tempo complexa e aliciante ao seu estilo poético tão pessoal, Mia Couto confirma o lugar cimeiro de que goza nas literaturas de língua portuguesa. A vida é demasiado preciosa para ser esbanjada num mundo desencantado, diz um dos protagonistas deste romance. A prosa mágica do escritor moçambicano ajuda, certamente, a reencantar este nosso mundo”.
O livro narra-nos a história de Silvestre Vitalício que, após a morte da mulher, Dordalma, se afasta da cidade e do mundo. Num lugar remoto, uma velha coutada, que ele baptiza de Jesusalém, Silvestre vai viver com os filhos Mwanito e Ntunzi, com o fiel Zacarias Kalash e a jumenta Jezibela que era mais que uma jumenta…
É uma obra, a exemplo de outras suas, que se lê com agrada e num fôlego. Uma obra a não perder, uma leitura alegre e agradável para estas férias.

(José Amaral)

2 comentários:

GeoBlog disse...

Mais uma interessante sugestão!
Pela tua descrição parece ser um livro bastante agradável de ler.
Boa semana e continuação de boas férias!

Amaral disse...

Adelaide
É um livro, ao jeito de Mia Couto, de escrita afradável e de leitura fácil. Recomenda-se.
Bjo