quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Diz não à SIDA...

A 1 de Dezembro comemorar-se-á o Dia Mundial da Luta Contra a SIDA.
A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA) é o
conjunto de sintomas e infecções em seres humanos resultantes do dano específico do sistema imunológico ocasionado pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH, ou HIV segundo a terminologia anglo-saxónica).
Este flagelo continua a matar milhões e milhões de pessoas em todo o mundo. O doente infectado pelo VIH fica progressivamente débil, frágil e pode contrair várias doenças que o podem levar à morte. Estas doenças normalmente não atacam as pessoas com um sistema imunitário que funcione bem, pelo que são designadas por “doenças oportunistas”.
Uma pessoa infectada pode transmitir o vírus através de qualquer tipo de relação sexual não protegida. A mãe infectada pode transmitir o vírus ao filho durante a gravidez, parto ou aleitamento.
Hoje, ainda há preconceitos para as pessoas portadoras do vírus. Devemos conviver com essas pessoas e sermos seus amigos, para ajudarmos a derrubar esses preconceitos. Assim, evitamos que muitas pessoas, infectadas com o vírus da SIDA, se sintam postas de lado.

A Escola Padre João Rodrigues, Sernancelhe, associa-se à comemoração deste dia. Em virtude de o dia calhar a um Sábado, será comemorado no dia 3. Entre as várias actividades destacam-se: afixação de uma tarja gigante (com uma mensagem alusiva ao dia), sessões de esclarecimento, trabalhos em contexto de sala de aula e realização do símbolo da luta (com velas).

(José Amaral)

6 comentários:

GeoBlog disse...

A SIDA mata milhões em todo o mundo e em Portugal o número de infectados com o vírus não pára de aumentar! São números assustadores!

É importante alertar consciências!
Parabéns por assinalarem a data!
Beijos, Adelaide

Amaral disse...

Adelaide
Isso é verdade e acho que nós, professores, nas escolas podemos começar a "abrir" as consciências à nossas crianças e adolescentes.
Porém muitos mais devem ser envolvidos: ministério, pais, comunidade local...
Bom fdsemana
Bjo

Meg disse...

Claro que é importante assinalar, mas o que me aflige mesmo é a falta de informação que ainda existe sobre a SIDA. É gritante a ignorância que ainda rodeia uma doença que, apesar de ser já considerada uma doença crónica, ainda dá lugar a situações de descriminação como aconteceu recentemente. Lamentável!

Um abraço ao som dO PIANO

Amaral disse...

Meg
Esse é também um grande problema. Sempre que há uma doença nova, uma ideologia ou opção pessoal as pessoas rotulam, afastam-se e discriminam. Já é tempo (séc. XXI) de mudarmos as mentalidades.
Bom fdsemana
Abraço

Isabel Filipe disse...

É triste ainda haver tanto preconceito para com os portadores de VIH...

mas hoje, existem tratamentos ... e se os portadores do virús o seguirem, na maioria dos casos não leva à morte ... nem aparecimento das manifestações da doença....

_________________________________


Petição em Prol das Crianças Vítimas de Abusos Sexuais

vê no meu Blog.

bjs e bom fim de semana

Amaral disse...

Isabel
Hoje em dia já é possível prevenir e até evitar a transmissão do vírus, mas ainda há muitas pessoas (por opção, por desconhecimento ou por não terem posses) que ainda continuam a ter atitudes de risco.
Bom fim-de-seman
Bjo