terça-feira, 16 de outubro de 2007

Surpresa literária



Acabei de ler um livro que me surpreendeu pela positiva. Trata-se de “Alma Trocada” (Edições Asa, 192 pág.) da autoria de Rosa Lobato Faria.
É uma obra muito bem escrita, num registo ligeiro, muito soft, que aborda um tema, ainda, tabu: a homossexualidade. A escrita de RLF muito irónica, soando a uma escrita poética (não fosse RLF mais conhecida pela sua obra poética) prende-nos a atenção.
Trata-se da história de Teófilo que acaba por desmarcar o casamento com Raquel, pois descobre que não é isso que quer. Teófilo acaba por se apaixonar por Hugo, um advogado, mas gosta de Tinito, um cigano, que era empregado na quinta da avó Jacinta. Os amores e desamores de Teófilo são o tema central da história
O AD LITTERAM deixa aqui a sinopse para que os leitores possam avaliar:
«É um lugar comum dizer-se que determinada orientação sexual não é uma escolha, porque, se fosse, ninguém escolheria o caminho mais difícil. Foi esse caminho mais difícil que Teófilo teve de percorrer, desde a incompatibilidade com os pais, aos desencontros dentro de si próprio, chegando mesmo a acreditar que alguém lhe tinha trocado a alma…»

(José Amaral)

6 comentários:

Isabel Filipe disse...

Gosto muito de RLF...

vou seguir o teu conselho e comprar este livro...

beijinhos

Meg disse...

Caro Amaral, não conheço o livro que recomenda, vou tentar encontrá-lo. A Sombra dos Dias, do Guilherme de Melo, é, sobre o mesmo tema, um livro a ler, até porque relata, com toda a dignidade, a sua própria realidade.
Um abraço

Al Cardoso disse...

De facto parece ser interessante, gosto da Rosa Lobato Faria e do que escreve!

Bem haja pela divulgacao.

Um abraco d'Algodres.

Amaral disse...

Al Cardoso
Leia que vai gostar.
Abraço

Amaral disse...

Meg
O livro que refere não conheço, mas vou ver se o encontro.
Este de RLF vale a pena.
Abraço

Amaral disse...

Isabel
Compre que faz muito bem, este até é barato.
Bjo