terça-feira, 23 de outubro de 2007

Nações Unidas



A Organização das Nações Unidas (ONU) foi fundada, logo após a II Guerra Mundial, oficialmente a 24 de Outubro de 1945 em São Francisco, na Califórnia. Foi fundada por 51 e a primeira Assembleia Geral celebrou-se a 10 de Janeiro de 1946. Actualmente a sede da ONU é em Nova Iorque.
A Sociedade das Nações foi quem esteve na base da criação da ONU. Foi a percursora desta organização e surgiu "para promover a cooperação internacional e conseguir a paz e a segurança".
A ONU tem seis línguas oficiais: Inglês, Francês, Espanhol, Chinês, Russo e Árabe. Os documentos oficiais são, quase todos, traduzidos para estas línguas.
Um dos feitos mais assinaláveis da ONU é a proclamação da
Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 1948. Vale, também, a pena ler o texto da Carta das Nações. http://www.fd.uc.pt/CI/CEE/pm/Tratados/carta-onu.htm.

(José Amaral)

4 comentários:

A. João Soares disse...

Caro Amaral.
A Sociedade das Nações fracassou nos seus objectivos. Morreu e, depois, surgiu a Organização das Nações Unidas. Mas esta também se tem mostrado incapaz de manter a paz. Prometeu, há cerca de meio século solução para a Caxemira e para o Sara Ocidental. Os referendos ainda não se realizaram e o problema mantém-se com ocasionais perdas de vidas.
Os conflitos internacionais não têm parado.
Até quando continuará a ONU? O que virá depois? Será aquilo de que já se fala o Club Bilderberg? ou o G8? ou a Organização Mundial de Comércio? A tendência é para o endurecimento do Poder e para a materialização dos interesses, traduzidos em termos monetários.
Valerá a pena estarmos atentos aos sintomas que vão surgindo.
Um abraço

Isabel Filipe disse...

Nunca é demais recordar ...

beijinhos e um bom dia

Amaral disse...

João
Concordo em parte consigo. Não considero fracasso total, nem acho necessário criar nova organização.
Acho que é, isso sim, necessário a ONU fazer cumprir as suas obrigações a todos os membros se excepção.
Abraço

Amaral disse...

Isabel
Tens toda a razão.
Bjinho