terça-feira, 30 de outubro de 2007

Dia das Bruxas


O Dia das Bruxas (Halloween) é um evento de cariz tradicional e cultural, que ocorre nos países anglo-saxónicos, com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, tendo como base e origem as celebrações pagãs dos antigos povos celtas.
Originalmente, o halloween não tinha relação com
bruxas. Era um festival do calendário celta da Irlanda celebrado entre 30 de Outubro e 2 de Novembro e marcava o fim do Verão.
Posto que, entre o pôr-do-sol do dia 31 de Outubro e dia 1 de Novembro, ocorria a noite sagrada (hallow evening, em inglês), acredita-se que assim se deu origem ao nome actual da festa: Halloween.

(José Amaral)

6 comentários:

A. João Soares disse...

Caro Amaral,
É curioso como as festas de carácter religioso se transformaram em pretextos para folguedos e se perdeu a religiosidade. O Haloween, o Natal, a psssagem do ano, o carnaval, a Páscoa, os santos populares, etc tudo se passa em festa sem se pensar nas razões originais.
Os verdadeiro valores espirituais, desapareceram da vida actual. Tudo muda.
Um abraço

Meg disse...

Como diz o João Soares, todas estas festas hoje não são mais que festas do "consumo" promovidas para o "consumo". Não sou nada devota destas e de outras manifestações, como o Carnaval, por exemplo. Estou recalcitrante, hoje, não estou? São dias!
O que vale é o Piano para acalmar.

Um abraço

Amaral disse...

João
Não diria que os verdadeiros valores espirituais despareceram, talvez outros se tenham sobreposto; contudo, parece que o que prevalece são outros valores, mas na "hora da verdade" encontramos os verdadeiros valores: Paz, Amor, família, amigos...
Abraço

Amaral disse...

Meg
Sim em parte as fetas tornaram-se "consumistas", mas... "mudam-se os tempos...".
Recalcitrante? Talvez, mas se olharmos atentamente do post anterior para este (os seus comentários) o Piano volta a ser um elemento de serenidade e nada de consumo.
Abraço

Al Cardoso disse...

Por ca a garotada e a rapaziada, andou a tarde e a noite a pedir o "Tric or Treat"!!!

Amaral disse...

Al Cardoso
Aqui também s efazem umas festitas, mas mais ao jeito de discos e night's.
Abraço