sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Alterações Climatéricas

Mais uma sugestão de leitura: “O Sétimo Selo” (Gradiva, 502 pág) de José Rodrigues dos Santos.
É um livro que se lê num fôlego e, embora não sendo nada de transcendente, tem o condão de nos alertar para o problema do Aquecimento Global.
Esta é mais uma aventura do professor Tomás Noronha. Relata-nos a história de quatro cientistas. Dois desses cientistas são assassinados e os outros dois encontram-se desaparecidos. Por causa dos dois cientistas assassinados, a Interpol contacta Tomás Noronha para decifrar um enigma com mais de mil anos, um segredo bíblico que o criminoso rabiscou numa folha e deixou ao lado do cadáver: 666, o número da besta. É a partir de aqui que Tomás entra em campo para solucionar este enigma. Os encontros com Filipe, seu colega de estudos na adolescência, e desencontram tornam a narrativa atractiva.
A exploração petrolífera encaminha o mundo para o Apocalipse. O relato alerta-nos para os perigos do aquecimento do Planeta, ameaças que se erguem à sobrevivência da humanidade. No meio desta história rocambolesca há, ainda, tempo para o relato da perda das faculdades de Graça Noronha, após a morte do marido, que acaba “despejada” num lar.

(P.s. – Embora não tenha a ver com o livro vale a pena ler a edição desta semana da revista “Visão” [n.º 764 de 25OUT07 – Edição Verde] que aborda, profundamente, o problema das Alterações Climatéricas. Se quisermos podemos ajudar a plantar uma árvore. Para tal, basta ir a
http://aeiou.visao.pt/portugalverde/ e seguir as instruções. Quando for pedido o código da revista basta escrever Por um Portugal Verde. Não custa nada!)

(José Amaral)

4 comentários:

Anónimo disse...

Compro sempre a Visão e outros jornais,a desta semana tem essa particularidade de apoiar a Natureza.Ainda bem que o Ambiente,a NATUREZA no seu todo, começa a entrar a grande velocidade na consciència das pessoas.Sinto-me muito contente por isso.Talvez o ser humano comece de novo a perceber que deve viver em Harmonia com o Universo, e que está longe de ser o dono do Planeta e da Vida.Saudações; ribeca

Amaral disse...

Anónimo
Já vai sendo tempo de a Natureza entrar nos problemas das pessoas, infelizmente de quem devia entrar - os políticos, os poderosos - parece que não entra.
Esperemos para ver.
Bom fim-de-semana

Meg disse...

A Visão é uma avença cá de casa, seja de cor fôr. Do JRS também gosto mas esse ainda não comprei sequer. Não deixarei de ler... quando? vai para o lote.
Um abraço

Amaral disse...

Meg
Pois cá em casa a visão também reside por asinatura.
Meg estou a ver que qualquer dia a sua pilha de livro torna-se "um problema para o ambiente caseiro". LOL
Bom fim-de-semana
Abraço