sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Leitura "carnavalesca"

Desta feita, e para ler neste Carnaval, pois lê-se em duas penadas, sugiro Boa Noite, Senhor Soares (Dom Quixote, 93 páginas) de Mário Cláudio. Trata-se do novo livro (uma novela) deste autor já bastante premiado.
O livro relata-nos a história de António. Um rapaz da aldeia. Foi para a cidade; Lisboa, à procura de uma vida melhor. Nesta altura, os heterónimos de Pessoa e o próprio Pessoa andavam pelas ruas da Baixa. António arranjou trabalho num armazém de tecidos e instalou-se em casa da irmã (Florinda) e do brutamontes do cunhado (Gomes).


António foi depois caixeiro, empregado no escritório onde trabalhava o Sr. Soares, um tradutor entre livros de contas e de contabilidade. O senhor Soares era um homem estranho a quem chamavam poeta, que se sabia ser poeta, mas de quem António não conhecia a poesia. António apenas admirava a estranheza da figura e o respeito tutelar que ela lhe impunha. Este livro gira à volta da figura de Bernardo Soares, um dos heterónimos de Fernando Pessoa, narrador do “Livro do Desassossego”.
É um livro de costumes, mas acima de tudo um livro interior, onde nos apercebemos da existência de um rapaz de sonhos, que se transforma num homem banal, anti-herói de uma ficção que reconstitui uma certa Lisboa, com as suas falas, a gente, as ruas, as coisas que se perderam e outras que permanecem, imutáveis. É um livro um pouco ao jeito de uma “Lisbon revisited”.
Recomendo vivamente este livro, que se lê com redobrado agrado.

(José Amaral)

4 comentários:

Delfim Peixoto disse...

É sempre um prazer ler o que escreves
Abraço

Amaral disse...

Delfim
Obrigado.
Bom fim-de-semana.
Abraço

CMatos disse...

Boas leituras e bom Carnaval.

Amaral disse...

Matos
Igualmente para vós. Bom carnaval.
Abraço