domingo, 16 de novembro de 2008

Uma leitura sem fim...

De volta às sugestões literárias, trago aqui hoje o volume II dessa bela obra de Ken Follet: Um Mundo Sem Fim (Editorial Presença, 588 páginas).
Voltamos a Kingsbridge – donde não saímos desde o 1º volume de “Os Pilares da Terra” – para seguir esta narrativa apaixonante, cheia de amores, ódios, vinganças. A cidade, que ficará conhecida pelo escarlate de Kingsbridge, é assolada pela Peste.
As intrigas continuam no Priorado, onde Godwin chega a prior, acolitado por um não escrupuloso Philemon. Com a chegada da Peste os monges fogem e será Caris a ser nomeada prioresa.
Merthin vai para Florença, após a recusa de Caris em abandonara a vida conventual. Aí casa-se e tem uma filha. A Peste leva-lhe a mulher, mas poupa-o a ele e à filha. Regressa a Kingsbridge. Neste regresso vai manter uma vida de casado com Caris. O irmão Ralph trona-se conde de Shiring. Um conde irascível e vingativo. Não tem problemas em violar mulheres, como foi o caso de Gwenda de quem terá um filho. Wilfric, o grande rival de Ralph, vai criá-lo sem saber que era filho do conde. O feitiço vira-se contra o feiticeiro e será Sam, o filho do conde, que o matará sem saber que estava a matar o pai.
Também Merthin atinge os seus objectivos. Acaba por se casar com Caris e constrói a torre mais alta de Inglaterra. Também ele não foge às polémicas. Phillipa que enviuvara casa-se, sob chantagem, com Ralhp, mas terá um filho de Merthin irmão de Ralph. Só eles os dois e Caris é que sabem.
Por fim, o segredo tão bem guardado desde a infância dos quatro principais intervenientes. O irmão Thomas morre e Merthin descobre que ele enterrara uma carta que continha um segredo: o velho rei Eduardo não tinha morrido; encenou a sua morte; a rainha nada disse, pois toda a Europa soube da morte do rei… se este segredo se soubesse poder-se-ia tornar uma pedra no sapato do novo rei (filho do velho rei) e de toda a Inglaterra.
Muitos são os argumentos para ler, e não perder, mais este volume desta emocionante história.

(José Amaral)

7 comentários:

Carla disse...

adoro as tuas sugestões...fico com vontade de sair a correr para ir comprar os livros de que falas
beijos

Amaral disse...

Carla
Obrigado. Estes livros ("Os Pilares da Terra I e II" e "Um Mundo sem Fim I e II") são de leitura obrigatória. Foram dos melhores que já li.
Boa semana
Bjos

Meg disse...

Caro Amaral,
São tantas as boas sugestões de leitura que tenho que roubar tempo ao tempo para ter tempo para ler.
Mas vou tentando.

Um abraço

Amaral disse...

Meg
Estes não me canso de dizer são de leitura obrigatória. Roube o tempo onde quiser. LOL.
Abraço

Deusa Odoyá disse...

Olá meu estimado amigo.
Mais uma extraordinária leitura.
Com tempo ou sem tempo, arrumamos.
Pois lêr sempre foi muito construtivo, ainda mais vc. nos dando dicas.

Uma semana de luz e paz.
Beijinhos doces, meu amigo.

Regina Coeli.

Deusa Odoyá disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Deusa Odoyá disse...

Olá meu estimado amigo.
Mais uma extraordinária leitura.
Com tempo ou sem tempo, arrumamos.
Pois lêr sempre foi muito construtivo, ainda mais vc. nos dando dicas.

Uma semana de luz e paz.
Beijinhos doces, meu amigo.

Regina Coeli.