quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Genial orador

O padre António Vieira nasceu em Lisboa, a 6 de Fevereiro de 1608. Faleceu na Baía a 17 de Junho de 1697.
Este religioso e escritor tornou-se no mais notável orador e prosador português. Destacou-se como missionário em terras brasileiras, defendendo os direitos dos povos indígenas.
Em 1623 inicia o noviciado na Companhia de Jesus. Ordena-se sacerdote em 1635, exerce as funções de pregador nas aldeias baianas e começa a granjear notoriedade como pregador. Os primeiros sermões já reflectem as preocupações socio-políticas do padre António Vieira. Além disso, defendeu também os
judeus, a abolição da distinção entre cristãos-novos (judeus convertidos) e cristãos-velhos (os católicos tradicionais), e a abolição da escravatura.
Na
literatura, os seus sermões possuem considerável importância, destacando-se o " Sermão de Santo António aos Peixes ". É expulso do Maranhão pelos colonos, em 1661, e regressa a Lisboa. Em 1665 é preso em Coimbra pelo Tribunal do Santo Ofício sob a acusação de acreditar nas profecias do poeta Bandarra. A sua prosa é vista como um modelo de estilo vigoroso e lógico, onde a construção frásica ultrapassa o mero virtuosismo barroco. A sua riqueza e propriedade verbais, os paradoxos e os efeitos persuasivos que ainda hoje exercem influência no leitor.
Certas subtilezas irónicas e o tom combativo tornaram a arte do padre António Vieira admirável.
Quem já leu a obra do padre António Vieira sabe que o que aqui fica dito é, apenas, "uma gota de água no oceano". A sua vasta e rica obra merece toda a atenção.

(José Amaral)

Sem comentários: