sábado, 21 de julho de 2007

Hemingway, Ernest (1899-1961)


Ernest Hemingway, nasceu a 21 de Julho de 1899 perto de Chicago, em Oak Park.. Hemingway ficou famoso pelo seu estilo de vida aventureiro. É recorrente encontrar-se na sua obra referências às touradas em Espanha, à caça submarina em Cuba e aos safaris em África. Hemingway vivia fascinado pelo perigo e pela vida selvagem.Casou várias vezes e morou muitos anos em Cuba, tornando-se amigo de Fidel Castro. Em 1954, ganha o Prémio Nobel de Literatura.Da sua vasta Obra, destacam-se títulos como "O Sol Também se Levanta", "Adeus às Armas", "Por Quem os Sinos Dobram” e "O Velho e o Mar". Suicida-se com um tiro, assim como havia feito seu pai, a 2 de Julho de 1961, em Ketchum, Idaho, EUA.

O AD LITTERAM deixa aqui um pedacinho de “O Velho e o Mar”:
«Olhou para trás, e viu que não havia terra à vista. “Não tem importância, pensou. Posso sempre voltar guiado pelo clarão de Havana. Ainda há mais duas horas até o sol se pôr e talvez que ele venha ao cimo antes disso. Se não vier, talvez venha com a lua. Se também não vier, talvez venha com o nascer do sol. Não sinto cãibras e estou em forma. Quem tem o anzol na boca é ele. Mas que peixe, para puxar assim! Deve ter a boca cerrada no fio. Quem me dera vê-lo. Quem me dera vê-lo, ao menos uma vez, para saber com quem tenho de me haver”. O peixe não mudou de andamento nem de direcção essa noite, tanto quanto pelas estrelas o homem avaliava».

(José Amaral)

Sem comentários: