sábado, 28 de março de 2009

Mudança - Hora de Verão


Os relógios adiantam uma hora na próxima noite em todo o país, fazendo assim Portugal entrar na Hora de Verão, mas tirando 60 minutos ao domingo. Para cumprir o início da hora de Verão, à 01h00 da madrugada de Domingo (29 de Março de 2009) os relógios adiantam para as 02h00 em Portugal continental e na Madeira.
A mudança da hora deve-se a uma directiva comunitária que determina que os países da União Europeia devem entrar na hora de Verão no último domingo de Março e adoptar a hora de Inverno no último domingo de Outubro, independentemente do fuso horário em que se encontrem. De acordo com o Decreto-Lei nº. 17/96, de 8 de Março:
1 - A hora legal de Portugal continental coincide com o tempo universal coordenado (UTC) no período compreendido entre a 1 hora UTC do último domingo de Outubro e a 1 hora UTC do último domingo de Março seguinte (hora de Inverno).
2 - A hora legal coincide com o tempo universal coordenado aumentado de sessenta minutos no período compreendido entre a 1 hora UTC do último domingo de Março e a 1 hora UTC do último domingo de Outubro (hora de Verão).
Na prática, os portugueses vivem amanhã o dia mais pequeno do ano, com 23 horas, fazendo-se a mudança numa altura em que menos afecta o quotidiano das pessoas, durante a noite e no fim-de-semana.

(José Amaral)

2 comentários:

Meg disse...

Caro Amaral,

Boa lembrança!
Vamos ver se desta vez me não esqueço... já aconteceu e como trabalho ao domingo, estás a ver as consequências...


Um abraço

Amaral disse...

Meg
Pois, não convém. É sempre chato... Boa mudança.
Boa semana
Abraço