segunda-feira, 23 de março de 2009

Esperava mais

Quando em 2008 João Ubaldo Ribeiro ganhou o “Prémio Camões” fiquei com curiosidade em ler uma das suas mais conhecidas obras: A casa dos Budas Ditosos. Deste autor havia, apenas, lido “O Sorriso do Lagarto”. O livro encontrava-se esgotado e só agora me foi possível encontrá-lo, numa edição de 213 páginas, sob a chancela das “Edições: Nelson de Matos”.
A capa do livro alerta-nos que, segundo a revista “Veja”, este livro é «erótico, chocante, irónico, provocador. Ostensivamente pornográfico». E assim é, estamos na presença de uma narrativa pouco comum, às vezes chocante, às vezes irónica e sempre provocadora, envolvendo um dos pecados mais indomáveis e capitais: a luxúria. Trata-se de um romance impudico e provocador.
O livro é o relato de uma senhora de idade avançada - CLB, uma mulher de 68 anos, nascida na Baía e residente no Rio de Janeiro - contando a sua vida sexual. Faz-me lembrar um outro relato da vida sexual, que também li em tempos: “A vida sexual de Catherine M.”. O assunto principal é sexo, não é um livro erótico no sentido mais elevado da palavra, mas um livro devasso.
Segundo o autor, um misterioso pacote foi deixado na sua portaria: eram os originais do livro. Ficamos, assim, na dúvida: serão as memórias desta senhora devassa e libertina um relato verídico? Ou seria apenas uma brincadeira do autor? Nunca o saberemos.
Satisfiz a curiosidade, mas, com franqueza, não achei o livro nada de especial. Chocante? Provocador? Sim! Nada mais que isso.

(José Amaral)

6 comentários:

Meg disse...

Caro Amaral,

Foi por aí que me perdi de João Ubaldo Ribeiro... sem grande vontade de voltar a encontrá-lo.
Terá decerto o seu público...

Um abraço

Carla disse...

concordo total e integralmente contigo.
Li "O Sorriso do Lagarto" e fiquei fã de Ubaldo Ribeiro...li de seguida "Viva o Povo Brasileiro" e não desgostei, embora a chama tivesse esmorecido um pouco, com "A Casa dos Budas Ditosos" encerrei a minha vontade de voltar a ler este autor. Pode ser que um dia a vontade reapareça
beijos

Amaral disse...

Meg
Este livro nao faz jus à escrita deste autor. Em breve colocarei um post de um outro livro, do mesmo autor, bem merecedor de destaque.
Abraço

Amaral disse...

Carla
Penso que não é por este livro menos "ditoso" que devemos julgar JUR.
Bjo

Delfim Peixoto disse...

Honestamente, nem conhecia !!!
Já nem quero conhecer, sendo assim...

Amaral disse...

Delfim
Este livro realmente não é nenhuma perda.
Abraço