terça-feira, 5 de dezembro de 2006

Joaquim Soeiro Pereira Gomes nasceu em Gestaçô (concelho de Baião), a 14 de Abril de 1909 (um irmão meu nasceu no mesmo dia, mas não no mesmo ano) e faleceu em Lisboa, a 5 de Dezembro de 1949. Foi um dos maiores nomes do neo-realismo literário em Portugal. A sua obra revela uma sensibilidade social muito grande, que se reflectiu no seu trabalho, onde está sempre presente a denúncia das desigualdades e das injustiças.
Soeiro era filho de agricultores e decidiu estudar na Escola de Agronomia em Coimbra, onde tirou o curso de Regente Agrícola. Concluído o curso viajou para Angola onde trabalhou por mais de um ano. Quando regressou a Portugal, estabeleceu-se em Alhandra como empregado administrativo na fábrica de cimentos.
O facto de ser escritor é que o tornou conhecido, sendo considerado o nome maior do realismo socialista em Portugal.
Entre os seus trabalhos conta-se a obra “Esteiros”, publicada em 1941, considerada a sua obra-prima, ilustrada na sua primeira edição por Álvaro Cunhal, secretário-geral do PCP, e dedicada "aos filhos dos homens que nunca foram meninos". É uma obra de profunda denúncia da injustiça e da miséria social, que conta a história de um grupo de crianças que desde cedo abandona a escola para trabalhar numa fábrica de tijolos.

(Texto adaptado)

Esta obra, em tudo actual, revela-nos essa faceta triste das crianças que nunca tiveram oportunidade em sê-lo. Também hoje muitas crianças, talvez por outros motivos, abandonam a escola, mas infelizmente – na maioria dos casos – enveredam por outros caminhos. Naquela altura as crianças queriam andar na escola e não podiam, hoje encontram na sociedade outros atractivos que as afastam do lugar do saber. É pena!

José Amaral

2 comentários:

Anónimo disse...

Tens um irmão q nasceu em 1909???

Amaral disse...

Anonymous
o reparo não é totalmente descabido, mas encerra um senão. Não leste bem a notícia; o que eu digo é que "um irmão meu nasceu no mesmo dia" não digo no mesmo ano. Embora possa levantar algum mal-entendido; irei alterar essa frase para não criar falsos erros de interpretação.