terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

silêncio...

02 Fevereiro 2010 - 17h36
Actriz estava internada há uma semana
Morreu Rosa Lobato Faria


A actriz e escritora Rosa Lobato Faria morreu esta terça-feira em Lisboa aos 77 anos, adiantou fonte da família. A causa da morte não foi revelada, mas era público o seu internamento num hospital privado de Lisboa devido a uma grave anemia.
Rosa Lobato Faria estava internada num hospital privado de Lisboa há mais de uma semana com uma grave anemia.
Nascida em Abril de 1932, Rosa Lobato Faria teve uma carreira repartida por várias áreas, entre a televisão, representação, a literatura, a poesia.
Estreou-se nos ecrãs da RTP na década de 1960, sendo a locutora de vários programas. A telenovela ‘Vila Faia' marcou a sua estreia como actriz, dando continuidade em ‘Origens'. Na televisão participou ainda nas novelas ‘Jardins Proibidos' ou ‘Ninguém como tu', e nas séries de humor ‘A minha sogra é uma bruxa' e ‘Humor de Perdição', onde esteve ao lado de Herman José.
No cinema, entrou nos filmes ‘Tráfico' (1988), e 'A Mulher que Acreditava Ser Presidente dos Estados Unidos da América' (2003), ambos do realizador João Botelho.
Com muitas letras para canções, algumas das quais para festivais da canção, Rosa Lobato Faria não temeu entrar no mundo da ficção e da poesia. Em 1995, estreou-se na escrita com o romance “O pranto de Lúcifer”, e 1997 compilou em “Poemas Escolhidos e Dispersos”, escritos desde a sua infância. “O Prenúncio das Águas” (1999), galardoado com o Prémio Máximo da Literatura de 2000, “A trança de Inês” (2001), “O Sétimo véu” (2003), “A Alma trocada” (2007) e “As Esquinas do Tempo” (2008) são outros títulos da escritora publicados.
O corpo da escritora estará esta quarta-feira de manhã na Igreja de Santa Isabel, perto do Largo Rato em Lisboa, onde decorrerá uma missa às 15h00. Segue-se depois o funeral, em sítio a definir, mas será em Lisboa.

(in “Correio da Manhã”)

Há uns tempos atrás fiz aqui, no AdLitteram, referência ao livro A Alma Trocada. Fiz-lhe rasgados, porque merecidos, elogios. É com pena que vejo partir uma grande escritora, mas acima de tudo um exemplo raro nesta nossa sociedade tão poluída de coisas menores. Rosa Lobato Faria era uma Senhora! Embora continue a fazer-nos companhia vamos sentir a sua falta.

(José Amaral)

Sem comentários: