sábado, 2 de janeiro de 2010

1ª sugestão literária 2010

Novo ano e novas sugestões literárias. Após um interregno, mais ou menos longo, debido a muito trabalho aquí fica a primeira sugestão literaria para este novo ano.
Trata-se de O Fantasma de Hitler (Dom Quixote, 460 páginas) de Norman Mailer. Mailer é autor de mais de 30 títulos, entre os quais “Os Exércitos da Noite”, pelo qual obteve um National Book Award e um Pulitzer, e o “Canto do Carrasco”, que o distinguiu com um segundo Pulitzer.
O autor recria a história de uma família incestuosa, descrevendo três gerações de ascendentes do ditador nazi (Adolf Hitler) durante o século XX, na Áustria. Trata-se de um romance sobre a vida de Hitler e sobre a sua família. Adolf Hitler é um tema natural para um autor como Mailer. O narrador é um SS misterioso (chamado Dieter, alto, louro, de olhos azuis, cuja unidade especial reporta directamente a Himmler) que sabe segredos extraordinários, e que nos revela o jovem Adolf desde a infância, aproveitando, ao mesmo tempo, para nos esclarecer sobre a mãe, o pai, os irmãos. Toda aquela invulgar família. E é através de uma galeria de personagens inesquecíveis que observamos, como nunca antes, a luta entre o bem e o mal.Mailer argumenta que, como os factos falharam a explicação do fenómeno de Hitler e do regime nazi, cabe à Literatura abordar uma história que excede a compreensão humana e, demonstra no seu entender, a existência do Demónio. O livro termina quando o futuro ditador atinge a adolescência.
O livro vale pela escrita agradável de Mailer. É uma boa sugestão para iniciar, literariamente, este ano.

(José Amaral)

6 comentários:

Meg disse...

Caro Amaral,
Norman Mailer é um dos meus autores... obrigada por mais esta sugestão de leitura.

UM BOM ANO!

Um abraço

Amaral disse...

Meg
Era um autor desconhecido (porque nunca tinha lido) para mim. Mas gostei da sua escrita.
Bom ano.
Abraço

Delfim Peixoto disse...

Amaral, vou ser sincero... não conhecia a obra que propões... !!! Mas, como confio em ti, vou amanhã tentar comprar, até porque ando com "sede"...
Abraço de Bom Ano na Paz, Amor e Saúde na companhia dos teus entes queridos

Amaral disse...

Delfim
Antes de mais um Bom 2010. Eu também não conhecia a obra, apenas o autor. Mas vale bem a pena.
Abraço

GeoBlog disse...

Amaral,
obrigada pelo teu comentário!
Tudo de bom para ti e teus familiares neste novo ano!
O primeiro dia do ano começou de forma trágica pois perdi o meu querido Pai e a dor ainda é enorme!
Beijinhos!

Amaral disse...

Adelaide
Esse é certamente um momento triste. Associo-me à tua dor.
Bjinho