quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Como venho fazendo, de algum tempo a esta parte, divulgo mais um livro de colegas de escrita com os quais pude privar na comemoração do 25 de Abril deste ano, no Porto.
Desta feita trata-se de um livro de Ana Paula de Castro, Deus Acorda (Papiro Editora, 254 páginas).
Trata-se de um livro de leitura agradável e estimulante. Este romance narra-nos a moderna História de Angola. Daquela que vai dos anos pré-insurreccionais até aos nossos dias.
A autora conta-nos, essencialmente, a história de um miúdo angolano, Adrocasued – Deus Acorda lido ao contrário –, nascido num quimbo perto de Benguela, e que vivia do que a terra lhe oferecia, sem preocupações de maior e em paz contemplativa com a natureza. António era ávido do conhecimento e da inquietude que todos os humanos demonstram ter na presença o desconhecido. Este rapaz fez-se homem, desenvolveu a sua personalidade entre o misticismo natural do povo e o seminário. Este mesmo rapaz-homem vem para a metrópole para se formar em Direito. Passa por tempos conturbados mas consegue realizar os seus sonhos, porque quer Deus, quer os Kazumbiris, desejam que sempre que uma porta se feche, uma janela se abra.
Está de parabéns a autora!

(José Amaral)

2 comentários:

Carla Pimentel disse...

Mais uma excelente sugestão para “visitar” Angola e os seus povos.
Bjs

Amaral disse...

Carla
É mesmo isso.
Boa semana.
Bjo