domingo, 9 de dezembro de 2007

Direitos Humanos

A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi adoptada pela ONU a 10 de Dezembro de 1948.
Embora não seja um documento que representa obrigatoriedade legal, serviu como base para os dois tratados sobre Direitos Humanos da ONU, de força legal: o
Tratado Internacional dos Direitos Civis e Políticos, e o Tratado Internacional dos Direitos Económicos, Sociais e Culturais.
A Assembleia Geral da ONU proclama a presente Declaração Universal dos Direitos Humanos como o ideal comum a ser atingido por todos os povos e todas as nações. Pretende-se que cada indivíduo, e cada órgão da sociedade, se esforce, através do ensino e da educação, por promover o respeito a esses direitos e liberdades.
Os Direitos Humanos são os
direitos e liberdades básicos que devem gozar todos os seres humanos. Normalmente o conceito de direitos humanos pressupõe também a liberdade de pensamento e de expressão e a igualdade perante a lei.
Este fim-de-semana, em Lisboa, realizou-se a cimeira EU-África. Muito se falou sobre os Direitos em alguns países africanos, nomeadamente no Zimbabué. Muitas são as organizações não governamentais que lutam pelos Direitos dos Homens. Era bom que os políticos também se empenhassem mais nesse sentido.
Não chega fazer cimeiras se fica tudo igual. Não chega fazer cimeira se não se cumprem artigos como este: "Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade."

(José Amaral)

4 comentários:

A. João Soares disse...

Caro Amaral. Seria bom que assim acontecesse. Mas há uns que são mais iguais do que outros. Aqui no nosso cantinho vemos que uns têm de trabalhar até ao fim da vida enquanto os que passaram pela política quando chegam a essa idade, têm várias reformas e todas elas de alto valor!
Em muitos dos países representados na cimeira os governantes vieram do nada e são multimilionários, enquanto os cidadãos normais vivem com dificuldade. As ditaduras não reconhecem muitos dos direitos que são considerados obrigatórios.
Uma coisa são os lindos discursos e os sorrisos para a fotografia, outra coisa é a realidade.
A cimeira foi uma festa, para eles.
Um abraço

Amaral disse...

João
Dou-lhe inteira razão. Infelizmente sempre assim foi, por mais igualdades que se pregeuem, por mais revoluções (égalité, fraternité, liberté) nada muda. Os ricos são cada vez mais ricos e os pobres mais pobres.
Seria bom que fossemos todos iguais.
Abraço

Laurentina disse...

Querido amigo,
Tens lá em casa um selinho muito humilde , mas feito com todo o carinho do mundo, para ser oferecido aos amigos.
Assim sendo só tens que ir buscá-lo caso decidas aceitá-lo.

Beijão grande

Amaral disse...

Laurentina
Lá passarei para ver esse selinho. O que conta é a intenção.
Beijo