sexta-feira, 24 de junho de 2011

Mais uma sugestão de leitura para as férias. Trata-se de um vencedor do “Booker Prize”. A autora, Anita Brookner, desconhecida para mim, escreveu Hotel du Lac (Bertrand Editora, 199 páginas). É um livro que se lê rápido e com facilidade, mas que a mim não me agradou sobremaneira. Contudo, trata-se de um livro vencedor de um prémio renomado. Vale a pena dar o benefício. Para aqueles que possam ficar, mesmo assim, interessados aqui fica a sinopse:
«Edith Hope escreve romances de amor usando um pseudónimo, mas quando a sua vida se começa a parecer com as intrigas dos seus romances, Edith é enviada pelas amigas para a Suíça, onde o sossego e o luxo do Hotel du Lac prometem ajudá-la a recuperar o juízo. O Hotel é um lugar tranquilo, um autêntico cenário de paz, mas, quanto mais o silêncio a envolvia, mais pensava em David. O homem por quem se apaixonara, o seu amante, mas infelizmente casado e com filhos. Era-lhe difícil sair da depressão e encontrar paz interior e esquecer o lapso infeliz que a levara aquele breve exílio.
Contudo, será que aquele homem é a reviravolta de que a sua vida de solteira necessita? Muito bem pensado, perspicaz e divertido, Hotel du Lac representa Brookner no auge do seu estilo e muito subversiva».

(José Amaral)

Sem comentários: