sábado, 19 de junho de 2010

Contos filosóficos do mundo inteiro

Agora que as férias estão à porta, mais uma sugestão literária. Uma obra de leitura fácil, mas agradável. Trata-se de Nova Tertúlia de Mentirosos (Teorema, 449 páginas), de Jean-Claude Carrière.
Como nos diz o autor «As melhores histórias do mundo são anónimas. São contos, são filosóficos e vêm do mundo inteiro. São zen ou sufi, chineses ou judaicos, indianos ou africanos. São, também, europeus, americanos, contemporâneos. Engraçados, graves, ou as duas coisas, ao mesmo tempo. São, por vezes, ambíguos, desconcertantes e, até, inquietantes. Parecem-se connosco. Jean-Claude Carrière, ao longo de mais de vinte e cinco anos de trabalho, recolheu-os, escreveu-os e ordenou-os como se se tratasse de um manual de filosofia. Trata-se, pois, da filosofia através dos contos, de um manual em que o caminho para o conhecimento é aleatório e divertido, constituído unicamente pelas melhores histórias do mundo. Estes contos, que atravessam o tempo e o espaço, tratam de todas as questões que, ao longo da história da humanidade e da nossa própria história, sempre nos inquietaram e agitaram. Dizem verdades que só os mentirosos conhecem. Enfim, dizem-nos tudo aquilo que só os contos podem dizer. Histórias de ontem, histórias de hoje: esta é a segunda colheita».

Aqui fica uma pequena história (que se pode ler na contracapa) para acicatar o apetite:
«A um conquistador que todos aclamavam por uma vitória sobre os seus inimigos e que disso se vangloriava até mais não, um humilde mendigo perguntou um dia:
- Quem era o mais forte? O teu inimigo ou tu?
- Eu, é claro!
- Nesse caso, porque te gabas da vitória?».

(José Joaquim)

2 comentários:

GeoBlog disse...

Olá Amaral!
Este livro que apresentas parece ser interessante!
Aproveito e deixo aqui também os parabéns,espero que tenhas um óptimo dia de aniversário!
Bjos

Amaral disse...

Adelaide
Muito obrigado pelos votos de parabéns.
O livro é, sem dúvida, interessante. Se puderes lê.
Bjo