domingo, 9 de maio de 2010

viagem histórica

A sugestão literária de hoje é O Romance de S. Petersburgo (casa da letras, 307 páginas), de Vladimir Fédorovski.
Trata-se de uma viagem emotiva e deslumbrante pela vida e amores dos czares Catarina e Pedro e dos escritores Pushkin e Dostoievski na Veneza do Norte. Além disso, através da leitura desta obra vamos ficando a conhecer esta cidade.Na contracapa podemos ler:
«Grandes czares e escritores deram as melhores pistas para decifrar os mistérios desta cidade sedutora. Fizeram-me viajar no tempo, pelos palácios cintilantes que, como toda a arquitectura de São Petersburgo, não conhecem limites, não se parecem com qualquer outro estilo. Foi a arquitectura ou tão-somente a alma russa que realizou estes caprichos com uma tal fantasia, com estes contrastes, estas cores, estes jogos de luz, lembrando as contradições dos dramas históricos? O que resta destes percursos iniciáticos no coração desta cidade insólita? O amor que nasce e morre para persistir nas memórias…»
Estas perguntas são-nos devidamente esclarecidas. Ao longo do livro vamos contactando com as histórias amorosas de Pedro I e de Catarina II (a sua imperatriz camponesa), mas também de escritores famosos como Pushkin e Dostoievski. A leitura deste romance envolve-nos numa viagem, histórica, através dos tempos (desde a sua fundação nas margens do Neva, pela vontade de Pedro o Grande), por São Petersburgo.
A leitura é fácil, pois a escrita é extremamente agradável. Vale a pena ler.

(José Amaral)

Sem comentários: