domingo, 15 de novembro de 2009

Eu tolero, tu toleras, ele tolera?...

A Organização da Nações Unidas decretou o dia 16 de Novembro como o DIA INTERNACIONAL DA TOLERÂNCIA.
Existem duas acepções principais da palavra tolerância. Uma é o “respeito e consideração face às práticas dos outros, ainda que sejam diferentes das nossas”. A outra, que revela o seu sentido mais específico, sublinha que “tolerar é permitir algo que não se considera lícito, sem o aprovar expressamente”, ou seja, não impedir, podendo fazê-lo, que outro ou outros pratiquem determinado mal. A tolerância, entendida como respeito e consideração face à diferença, ou como uma disposição para admitir nos outros uma maneira de ser e de agir distinta da nossa, de aceitação de um pluralismo legítimo, é em todos os aspectos um valor de enorme importância. No entanto, a tolerância não é uma atitude de simples neutralidade ou indiferença, mas uma posição resultante de algo, que ganha significado quando se opõe ao seu limite, que é o intolerável.
A condição humana caracterizou-se sempre pela diversidade. No entanto, lamentavelmente, a aceitação dessa diversidade por parte da humanidade tem sido difícil.
Quantas e quantas vezes nos damos conta que estamos, também nós, a ser intolerantes. Nos nossos dias tudo e nada são motivos para nos tornarmos intolerantes.
É preciso lutar contra a intolerância. Só porque os outros pensam de forma diferente de nós, não quer dizer que sejam nossos inimigos. Têm o mesmo direito que nós temos a pensar da forma que acham mais correcta.

(José Amaral)

3 comentários:

GeoBlog disse...

Olá Amaral,
é a intolerância que, na maior parte das vezes, provoca muitos conflitos, dor e sofrimento...

Bom fim-de-semana!
Bjos

GeoBlog disse...

Amaral,
a vontade que chegue o fim-de-semana é enorme...mas eu queria dizer boa semana!
bjos

Amaral disse...

Adelaide
Temos de ser tolerantes... com a semana e não ansiar, apenas, o fim-de-semana.
Bom trabalho
Bjo