segunda-feira, 18 de maio de 2009

No rasto da Literatura

Mais uma sugestão literária. Trata-se de O Rastro do Jaguar (Publicações Dom Quixote, 563 páginas) de Murilo Carvalho. Trata-se do livro vencedor da primeira edição do “Prémio Leya”.
É um livro bastante interessante, com uma narrativa – quanto a mim – um tanto ou quanto “lenta” no início, mas que facilmente nos prende e nos leva até ao fim – um final “veloz”. É uma narrativa que, como diz Manuel Alegre, “combina narrativa histórica e arte poética”.
Vale a pena ler esta interessante obra. Para abrir o apetite, a possíveis leitores, aqui fica a sinopse:
«Estamos no virar do século XIX em Congonhas do Campo. Pereira, um antigo jornalista de origem portuguesa, revisita as suas memórias, que percorrem todo o conturbado período da segunda metade do século. Através do relato da sua viagem, Pereira, que deixara Paris com o seu grande amigo e companheiro Pierre, leva-nos a conhecer o Brasil em guerra com o vizinho Paraguai, no período mais decisivo da sua história. Uma guerra sangrenta que o Brasil trava ao lado da Argentina e do Uruguai e que, para Pereira e Pierre, será o momento decisivo das suas vidas. É também a guerra pelo espaço vital das populações índias que, humilhadas pela acomodação forçada às regras e vivências dos colonos, tentam recuperar a sua Terra Mítica onde o Mal não existe. É ainda a guerra travada por Pierre para se definir a si mesmo: índio, como o seu povo, ou europeu, tal como foi criado? Levado em criança por Auguste de Saint’ Hillaire do Brasil para França, descobre, já adulto, nas feições de dois índios presos, a chave para as suas raízes nunca explicadas. Raízes que vai encontrar nesse cruzamento do Rio da Prata onde brasileiros e paraguaios morrem aos milhares e os índios guarani lutam por uma terra onde possam de novo viver livres e em paz. Da França à Argentina, do Brasil ao Paraguai, do sertão nordestino aos planaltos do Sul do Brasil, Pereira relata-nos de uma forma empolgante e quase cinematográfica as grandes transformações que definiram a América do Sul. Pelo caminho, encontra o amor perfeito e Pierre a pátria a que junto dos seus pode chamar sua.
Baseado em factos verídicos e personagens reais, "O Rastro do Jaguar" é um fresco dos intensos choques culturais e sociais que marcaram o século XIX e a relação dos europeus com as suas antigas colónias agora independentes».

(José Amaral)

6 comentários:

GeoBlog disse...

Olá Amaral!
Mais uma óptima sugestão, pela descrição deve ser bastante interessante! Vou guardar essa leitura para as férias...
Estou a ler "Vai aonde te leva o coração" de Susanna Tamaro...

No meu blog tive a ousadia de colocar um poema teu "Lágrima" do teu livro "Poder da Díctamo".Gosto muito, retrata um triste realidade...
Boa semana!
Bjos

Amaral disse...

Adelaide
Começo pelo fim. Obrigado, o facto de teres colocado um poema meu no teu blog só me pode deixar orgulhoso.

Lê este livro, pois vale bem a pena.
Boa semana
Bjo

Carla disse...

obrigada pela sugestão...a ter em conta, sem dúvida
beijos

Meg disse...

Amigo Amaral,

Este é um livro que já consta das minhas próximas leituras.
Vi a entrevista que o autor deu e fiquei entusiasmada... agora também uma sugestão tua.

Um abraço

Amaral disse...

Carla
Vale bem a pena. Aproveita.
Bjo

Amaral disse...

Meg
Ainda bem que já tinhas este livro debaixo de olho.
Abraço