domingo, 19 de abril de 2009

Livros

Desde 1996, e por decisão da UNESCO, que a 23 de Abril se comemora o Dia Mundial do Livro e dos direitos de autor. Esta data foi escolhida para honrar a velha tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha de São Jorge e recebem em troca um livro.
Para além disso, é prestada homenagem à obra de grandes escritores, Halldór Laxness (Prémio Nobel da Literatura) nascido nesta data, Shakespeare e Cervantes, falecidos em 1616, exactamente a 23 de Abril.
Esta data é simbólica, sem dúvida, pois os livros, tal como as emoções, deveriam fazer parte da vida de qualquer humano todos os dias, em qualquer momento. As palavras, as páginas, os livros, são termos secos mas contêm em si, cada um, mensagens e sentimentos tão fortes e vivos como a mais pura das crianças.
Quanto a mim também honrarei esta data com uma conversa sobre a escrita e os livros, na livraria Bertrand, do Palácio do Gelo, a partir das 19:00 horas. A todos os que puderem, e quiserem, apareçam.

(José Amaral)

4 comentários:

Meg disse...

Amigo Amaral,

...pois os livros, tal como as emoções, deveriam fazer parte da vida de qualquer humano todos os dias, em qualquer momento.

Absolutamente de acordo...

Seria um grande prazer acompanhar-te nessa conversa, mas estou cá para os lados da moirama...

Um abraço

Amaral disse...

Meg
Mas certamente irás, na moirama, fazer alguma coisinha pelos livros, nem que seja sugerir um livro a um amigo.
Boa semana
Abraço

Delfim Peixoto disse...

Shakespeare e Cervantes... o primeiro, obrigatório ( depois, adoptado) o segundo, sempre presente...
Abraço!

Amaral disse...

Delfim
Espero que (sei que sim) nesse dia também ajude a divulgar a leitura e os livros.
Abraço