domingo, 4 de janeiro de 2009

Literatura 2009

E porque as boas acções não se devem perder, aqui estou, neste novo ano, a sugerir novos livros para leitura. Ler é um prazer, portanto aqui fica a minha sugestão.
Não conhecia o autor nem o livro. Li e fiquei a gostar. Quanto ao autor, Yukio Mishima, é daqueles que ficam na história, não só pela obra publicada, mas pela sua vida. E pela sua morte. Este autor suicidou-se espectacularmente praticando o ritual japonês “seppuku”.
O livro é O Marinheiro que Perdeu as Graças do Mar (Assírio & Alvim, 176 páginas). É um livro que se lê a uma velocidade vertiginosa, com uma escrita escorreita e com uma história bem urdida. Aqui fica a sinopse:
«O Marinheiro que Perdeu as Graças do Mar é uma das mais breves e belas novelas da obra de Mishima. Há quem veja na sua trama uma representação simbólica da sociedade japonesa do pós-guerra conforme a radical visão do autor. Bem mais do que isso, é uma novela de rara beleza, erotismo, imprevisibilidade e de um radicalismo brutal. Noboru deslumbrou-se com a relação poética e erótica de sua mãe com o fascinante Ryuji, o marinheiro que carrega a grandeza, a glória, o brilho do mar e aquele boné com «a âncora ao centro do grande emblema em forma de lágrima [...] reflectindo o sol da tarde». Mas esta apaixonante relação sofrerá uma inesperada mudança. No exterior há um grupo organizado segundo um Chefe, com elementos precocemente militarizados. Rapidamente absorvem o confuso Noboru nos severos princípios da tradição japonesa. Não tarda que o marinheiro seja julgado por ter traído os valores fundamentais de idealismo, de beleza e de glória. Segundo os códigos do grupo, as contemplações são proibidas e qualquer cedência significaria a sobreposição do caos à ordem, como avisa o Chefe, ou, conforme diz, mais eufemísticamente, o último parágrafo do livro: «a glória, como vós sabeis, é uma coisa amarga».

(José Amaral)

8 comentários:

CMatos disse...

Acabei de ler o teu conto de natal "reveLUAção", e até li alto para a família.
Muito bem.

Boa semana.

Amaral disse...

Matos
Obrigado pelas palavras amigas.
Boa semana
Abraço

Deusa Odoyá disse...

Olá meu amigo mestre!
Adoro leituras assim como vc.
Mas por aqui no Brasil acho que não vou encontrar esse livro.
Mas vou correr atrás.
Obrigado por suas palavras carinhosas em meu cantinho.
Espero que sempre possamos estar juntos nesse ano de 2009.
Estou retornando aos poucos, por recomndações médicas.
Desejo que seu ano de 2009 seja repleto de sonhos e realizações.
Que Deus possa sempre iluminar seus caminhos e de sua família.
beijos doces de sua amiga do Brasil.
Fique na paz.

Regina Coeli.

Delfim Peixoto disse...

Tens uma prenda no meu Blog,

Carla disse...

parece-me de leitura obrigatória
beijos e um bom ano

Amaral disse...

Regina
Talvez encontre o livro. Vale a pena.
Continuo a desejar as suas melhoras.
Bjo

Amaral disse...

Delfim
Obrigado. Vou passar por lá para recolhê-la.
Abraço

Amaral disse...

Carla
Obrigatória mesmo.
Obrigado e bom ano.
Bjo