(José Amaral)
Uma sugestão literária para esta pausa do Natal. Trata-se de um livro de Irvin D. Yalom, Quando Nietzsche Chorou (Saída de Emergência, 319 páginas). É um livro interessantíssimo, muito bem escrito e que nos prende até ao fim. Os factos, reais e imaginários, misturam-se.
No dia 4 de Dezembro de 1980, o avião em que o então primeiro-ministro, Sá Carneiro, seguia para o Porto despenhou-se em Camarate, pouco depois de levantar voo no aeroporto da Portela, em Lisboa. Faz, amanhã, 30 anos sobre este trágico acontecimento. Trinta anos depois as circunstâncias da tragédia ainda estão por esclarecer, havendo quem defenda a teoria de atentado e quem argumente a favor da teoria de acidente. Na queda do avião morreram também o Ministro da Defesa, o democrata-cristão Adelino Amaro da Costa, bem como a companheira de Sá Carneiro, Snu Abecassis, para além de assessores, piloto e co-piloto.
No dia 1 de Dezembro comemora-se o Dia Mundial da Luta contra a Sida. Este dia tem que ser relembrado em todo mundo, pois a síndrome da imunodeficiência adquirida (SIDA), apesar de recente, é uma epidemia e um problema à escala mundial. Até ao momento já infectou mais ou menos 60 milhões de pessoas dos quais 25 milhões já faleceram.