O MURO de BERLIM foi um símbolo vivo da divisão da Alemanha em duas entidades, a República Federal Alemã (RFA) e a República Democrática Alemã (RDA). Este muro, além de dividir a cidade de Berlim ao meio, simbolizava a divisão do mundo em dois blocos ou partes: Berlim Ocidental (RFA), que era constituído pelos países capitalistas encabeçados pelos Estados Unidos da América; e Berlim Oriental (RDA), constituído pelos países socialistas simpatizantes do regime soviético.
Construído na madrugada de 13 de AGOSTO de 1961, dele faziam parte
O Muro de Berlim caiu no dia 9 de Novembro de 1989, acto inicial da reunificação das duas Alemanhas, que formaram finalmente a República Alemã, acabando também a divisão do mundo em dois blocos. Muitos apontam este momento também como o fim da Guerra Fria.
Ultimamente, o município de Berlim vem incentivando o turismo com a visitação do muro derrubado, preparando inclusive a reconstrução de trechos do muro para poder mostrar aos turistas como era este símbolo vivo da divisão da Alemanha em duas entidades. Além da reconstrução de alguns trechos, a intenção é marcar no chão o percurso que o muro fazia quando estava erguido.
1 comentário:
Continuamos a ter muitos muros da vergonha, não basta derrubá-los.
Gunter Grass,também me surpreendeu com as suas revelações na sua biografia recentemente editada,participou da vergonha que foram as ss!
B.
Enviar um comentário