17 de Outubro de 2006
Ontem celebrámos o Dia Mundial da Alimentação. Hoje, celebramos o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza. Quero deixar aqui, no ad litteram, o meu simbólico contributo. Não é pelo facto de vivermos de “prato cheio” que não devemos preocupar-nos com os outros.
Pobreza:
Penúria;
Qualidade ou estado de pobre;
Os pobres;
(Figurado) baixa sapiência;
(Figurado) baixa abundância;
(Figurado) número pequeno.
Pobreza noutras línguas:
Búlgaro: бедност
Checo/Tcheco: chudoba
Espanhol: pobreza
Finlandês: köyhyys
Francês: pauvreté
Holandês: armoede
Húngaro: szegénység
Indonésio: kemiskinan
Italiano: povertà
Norueguês: fattigdom
Polaco: bieda
Russo: бедность
Sérvio: сиромаштво
Sueco: fattigdom
Turco: yoksulluk
Ucraniano: бідність
“A pobreza tem efeitos devastadores sobre as famílias, as comunidades e os países. Gera instabilidade e perturbações políticas e alimenta os conflitos. Hoje, cerca de 800 milhões de pessoas sofrem de fome e desnutrição crónica. Em cada dia que passa, 30.000 crianças morrem de causas directamente relacionadas com a pobreza”. (Extracto da mensagem do Secretário-Geral da ONU, Kofi Annan em 17/10/05).
José Amaral
2 comentários:
Um grande abraço a todos aqueles que movem montanhas para atenuar a pobreza...e sobretudo áqueles que trabalham em diversas instituições ou por iniciativa própria e muitas vezes não lhes é atribuído o seu real valor como pessoas..de um total desprendimento e ao mesmo tempo de uma imensa riqueza interior.
Tens toda a razão. Mas não chega, para erradicar a pobreza, só o esforço desses... é preciso o esforço de todos nós. O 2inconformismo" pode ser, já, um primeiro passo nesse sentido
Enviar um comentário