Bertelsmann anuncia compra da Bertrand
O DirectGroup Bertelsmann adquiriu a maior cadeia portuguesa de livrarias, a Bertrand, foi hoje anunciado em Guetersloh pelo grupo mediático alemão, em comunicado à imprensa.
As duas partes combinaram manter silêncio sobre o preço da transacção, diz-se ainda no comunicado.
«Continuamos a investir e prosseguimos de forma consequente a nossa estratégia», disse o director do Directgroup Bertelsmann, Ewald Walgenbach, citado no documento.
Com 48 filiais em todo o país, a Bertrand, que emprega cerca de 400 pessoas, tem a maior cadeia de livrarias em Portugal, e no ano passado teve um volume de vendas de 40 milhões de euros.
O principal accionista da Bertrand era, até ao momento, um grupo de investidores do Luxemburgo.
O DirectGroup pretende, «através de uma combinação mais estreita entre o clube livreiro e o comércio de livros», ganhar novos clientes, segundo o mesmo comunicado de imprensa.
Esta combinação «cria sinergias e acelera, simultaneamente, o nosso crescimento», disse ainda Walgenbach, lembrando que o DirectGroup Bertelsmann, após a compra da Bertrand, «passa a ter uma posição cimeira na venda de livros em Portugal».
Por sua vez, o director do DirectGroup para a Europa Central e Europa do Sul, Fernando Carro, afirma no mesmo comunicado que a Bertelsmann «ampliou os seus canais de distribuição», depois de passar a ter também em Portugal lojas de venda directa ao público.
Até agora, a Bertelsmann só vendia livros em Portugal de forma indirecta, através de agentes de vendas ou do correio, com o Círculo de Leitores, detido na totalidade pelo grupo alemão.
O DirectGroup lembra que o núcleo principal da Bertrand é a sua moderna cadeia de lojas, presentes em 18 cidades portuguesas, nomeadamente nos grandes centros, como Lisboa e Porto, mas também na Madeira e nos Açores.
O Grupo Bertrand inclui também a Editora do mesmo nome, uma das cinco maiores em Portugal, e um grossista de livros.
Quanto ao DirectGroup, a empresa do Grupo mediático Bertelsmann, o maior da Europa, para o sector livreiro e multimédia, tem mais de 35 milhões de clientes espalhados por 22 países, e uma posição de destaque no ramo a nível mundial.
Além dos clubes do livro, o DirectGroup Bertelsmann tem também clubes de CD e DVD, para corresponder à procura crescente dos novos meios audiovisuais.
Os membros dos clubes têm acesso à ampla oferta de livros, CD e DVD através de catálogo, Internet ou de um dos 650 centros do Clube e livrarias na Europa e na Ásia.
O DirectGroup Bertelsmann é uma empresa da Bertelsmann AG, tem 13500 funcionários e alcançou um volume de vendas s de 2,4 mil milhões de Euros, em 2005.
O anúncio da compra foi feito na véspera da realização em Lisboa de uma conferência de imprensa em que o presidente do Círculo de Leitores, João Alvim, deverá tornar pública a aquisição da Bertrand.
Até agora, nem o Círculo de Leitores, em Portugal, nem a Bertlsman, na Alemanha, se tinham disponibilizado para confirmar a notícia da compra iminente da editora, difundida por alguns órgãos de comunicação social portugueses.
in Diário Digital / Lusa (edição online) 27Jun2006
Sem comentários:
Enviar um comentário