Acabei de reler (a primeira vez que li já lá vão muitos anos) o livro Os Meus Amores de Trindade Coelho (Colecção 120 Anos JN, 190 pág.). É um livro de contos rurais editado em 1891. Para muitos é a principal obra do autor. Neste belíssimo livro encontramos um conjunto de histórias que evocam de forma saudosista a vida do campo, a recriação de gentes e lugares, motivada pela saudade, e velhas recordações de infância do mundo transmontano onde o autor cresceu. É uma obra-prima na forma como se apresenta ao leitor, permitindo-lhe desfrutar da mais refinada literatura. Os contos remetem-nos para evocações e quadros descritos com espontaneidade e simplicidade, compreensível a todos. Um toque de suave lirismo reforça-lhes o encanto e uma utilização da linguagem popular, em diálogos vivos, confere-lhe algum realismo. Nele encontramos contos como “A choca”, “Parábola dos sete vimes”, “Abyssus Abyssum”, “Para a Escola”…
Quantas e quantas vezes os nossos escritores ficam esquecidos, merecendo melhor sorte. Este livro vale a pena lê-lo e saboreá-lo. Aconselho-o vivamente!
(José Amaral)
Quantas e quantas vezes os nossos escritores ficam esquecidos, merecendo melhor sorte. Este livro vale a pena lê-lo e saboreá-lo. Aconselho-o vivamente!
(José Amaral)
14 comentários:
Olá Joaquim, acabei de ler "O paciente Inglês" (um bocado chato de ler) e vou partir para "Pássaros feridos".
Um dia talvez leia este! :-)
Boa semana
Matos
Tanto o paciente como os pássaros são bons. Vais gostar mais dos pássaros. Este é um registo totalmente diferente, mas muito bom. Vale a pena pois é um dos grandes da nossa literatura.
Abraço
mundos rurais tão bem descritos
beijos
Caro Amigo,
Do que me veio falar! Trindade Coelho. O livro que refere confesso que não conheço, mas há um que ainda hoje procuro encontrar. Era o In Illo Tempore que perdi, emprestei, só sei que sumiu e que não encontrei em mais lado nenhum.
Por essas e por outras não empresto livros.
Se encontrar esse, claro que o comprarei.
Um grande abraço
Bem haja pelo conselho!
Um abraco dalgodrense.
Carla
Pode crer que é mesmo isso. A leitura deste livro reporta-nos para momentos longínquos, mas que ousamos próximos.
Bom feriado
Bjo
Meg
Sem dúvida que o livro que refere é bom, mas este... este tem um sabor especial. Não perca.
Bom feriado
Abraço
Al Cardoso
Leia e vai ver que gosta. Recordar-se-á no "exílio" das nossas terras, das nossas gentes...
Abraço
Já li alguns atrás algumas obras de Trindade Coelho,nestes últimos meses li as obras todas de José Rodrigues dos Santos,agora estou a ler um que foi editado 2002 de Clara Pinto Correia " A arma dos Juízes",os livros andam sempre comigo de "mão dada"...))
Bjs Zita
Zita
Ainda bem que assim é. Também já li quase todos do JRS (menos o Codex) e o da Clara que refere também já li.
Bom feriado
Bjo
Também já o li há imensos anos e gostei muito.
Beijinhos e bom fim de semana
Isabel
É sem dúvida uma obra interessantíssima. Bom fim-de-semana
Bjo
Foi um dos livros de escritores portugueses que li na minha adolescência de estudante de liceu. Recordo com agrado o professor Celestino Gomes que muito impulsionou os alunos para as boas leituras dos nossos escritores.
Abraço
A. João Soares
João Soares
Actualmente ainda se dão alguns contos deste livro, mas é pena não ser obrigatória a leitura integral, não só deste, de muitas obras de referência da nossa Literatura.
Boa semana
Abraço
Enviar um comentário