Anne Frank (de nome completo Anneliese marie Frank) nasceu em Frankfurt (Alemanha) em 12 de Junho de 1929. Faleceu em Bergen-Belsen no início de Março de 1945, após ter contraído tifo, com quinze anos. A irmã de Anne, Margot, tinha também falecido dias antes de tifo e de subnutrição. Anne era Judia e foi obrigada a viver escondida dos nazistas durante o Holocausto. Ela e a sua família, juntamente com mais quatro pessoas, viveram 25 meses, durante a Segunda Guerra Mundial, num anexo de quartos por cima do escritório do pai dela, em Amsterdão, nos Países Baixos, denominado Anexo Secreto.
Enquanto vivia no Anexo Secreto, Anne escrevia no seu diário (que ganhou de presente de aniversário), que ela baptizou de Kitty. No seu Diário Anne escrevia o que sentia, pensava e o que fazia.
Ao fim de longos meses de silêncio e medo aterrorizante, acabou por ser denunciada aos nazistas e deportada para os campos de concentração nazistas. Anne Frank foi deportada inicialmente para Auschwitz, juntamente com os pais, a irmã e as outras pessoas com quem se refugiava na casa de Amsterdão (hoje casa-museu). Depois levaram-na para Bergen-Belsen, juntamente com a irmã, separando-a dos pais.
O seu diário, guardado durante a guerra por Miep Gies, foi publicado pela primeira vez em 1947. O diário está actualmente traduzido em 67 línguas e é um dos livros mais lidos do mundo.
Para saber mais sobre a vida de Anne Frank pode consultar:
http://www.starnews2001.com.br/anne-frank/anne-frank.html
http://www.annefrank.org/content.asp?pid=1&lid=2
(José Amaral)
Sem comentários:
Enviar um comentário