quarta-feira, 22 de abril de 2009

Apresentação Temática "25 de Abril"

No dia 25 de Abril, pelas 16h30, no Museu Militar do Porto, a «Papiro Editora» leva a efeito uma apresentação temática sobre o "25 de Abril".
Aqui fica a programação, e o convite, para todos aqueles que se mostrarem disponíveis para se juntarem a nós na comemoração desta data.


16H30 - Início
16H35 - Abertura da sessão a cargo da Exma. Sra. Coordenadora Editorial da Papiro, Ana Lemos
16h40 - Breve introdução a cargo do Exmo. Sr. Coronel Sérgio Santos

Apresentação das obras referenciadas:

16h45 - Apresentação da Obra Grito, a cargo da autora Lígia Bastos

17h00 - Apresentação da Obra As Hienas Também Choram, a cargo do autor João Sarabando
17h15 - Apresentação da Obra Cafeína, a cargo do autor Fernando Mascarenhas
17h30 - Apresentação da Obra Deus Acorda, a cargo da autora Ana Paula de Castro
17h45 - Apresentação da Obra Quissonde, a cargo do autor Rodrigues Miguel
18h00 - Apresentação da obra 25 Abril 34 Anos, a cargo do autor José Joaquim Pacheco Amaral
18h15 - Apresentação da Obra Fantasmas de uma Revolução, a cargo do autor António Sá Gué
18h30 - Encerramento da sessão a cargo da coordenadora editorial da Papiro Editora, Ana Lemos
(José Amaral)

domingo, 19 de abril de 2009

Livros

Desde 1996, e por decisão da UNESCO, que a 23 de Abril se comemora o Dia Mundial do Livro e dos direitos de autor. Esta data foi escolhida para honrar a velha tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha de São Jorge e recebem em troca um livro.
Para além disso, é prestada homenagem à obra de grandes escritores, Halldór Laxness (Prémio Nobel da Literatura) nascido nesta data, Shakespeare e Cervantes, falecidos em 1616, exactamente a 23 de Abril.
Esta data é simbólica, sem dúvida, pois os livros, tal como as emoções, deveriam fazer parte da vida de qualquer humano todos os dias, em qualquer momento. As palavras, as páginas, os livros, são termos secos mas contêm em si, cada um, mensagens e sentimentos tão fortes e vivos como a mais pura das crianças.
Quanto a mim também honrarei esta data com uma conversa sobre a escrita e os livros, na livraria Bertrand, do Palácio do Gelo, a partir das 19:00 horas. A todos os que puderem, e quiserem, apareçam.

(José Amaral)

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Génio

Albert Einstein nasceu em Ulm, a 14 de Março de 1879 e faleceu em Princeton, a 18 de Abril de 1955. Este físico alemão, radicado nos Estados Unidos, ficou mais conhecido por desenvolver a teoria da relatividade. Ganhou o Prémio Nobel da Física, em 1921, pela correcta explicação do efeito fotoeléctrico. O seu trabalho teórico possibilitou o desenvolvimento da energia atómica, apesar de não prever tal possibilidade.
Devido à formulação da teoria da relatividade Einstein tornou-se, mundialmente, famoso. Nos seus últimos anos, a sua fama excedeu a de qualquer outro cientista na cultura popular: "Einstein" tornou-se um sinónimo de génio. Foi eleito pela revista “Time” como a "Pessoa do Século" e a sua face é uma das mais conhecidas em todo o mundo.
Uma das suas frases mais conhecidas é "Deus não joga dados com o universo."

(José Amaral)

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Abril


XII


Uma fresca e esperançosa brisa
sopra dos salgueirais
onde a Liberdade
cheira a torradas com manteiga,
onde as trepadeiras
de haste vermelha e corola verde
não florescerão sem terminar
a Revolução.

A nudez da desconfiança
amontoa-se nas ruas e
nos admirados olhares
um amendoado aroma
a incenso revolucionário
escorre reprimido pelas faces.
(in "25 de Abril/34 anos", José Amaral)

quinta-feira, 9 de abril de 2009

PÁSCOA FELIZ


A todos aqueles que visitam o meu "cantinho" desejo uma Santa Páscoa.

sábado, 4 de abril de 2009

Obrigatório ler

Recomendo um belíssimo livro, que se lê num fôlego, sustentado numa escrita criativa, mas acima de tudo na sua mensagem.
Trata-se do livro de estreia de Aravind Adiga. E foi uma estreia em grande, pois foi o vencedor do “Man Booker Prize 2008“. O livro chama-se O Tigre Branco (Editorial Presença, 242 páginas).
Estamos na presença de uma história irónica e divertida. O protagonista de O Tigre Branco, Balman Halwai, relata o trajecto bastante inusitado que percorreu para subir na vida e conseguir tornar-se alguém importante no cenário nacional: assassinar seu patrão. Em cartas dirigidas ao primeiro-ministro chinês, o protagonista revela uma visão crítica aguçada da sociedade indiana e do mundo contemporâneo, e justifica seu crime classificando-o como um acto de empreendedorismo. Ao longo do romance vamos sendo confrontados com as discrepâncias chocantes, entre o luxo extravagante da elite rica, e a luta desesperada pela sobrevivência, dos que nada têm. O mote principal do livro é a miséria que atinge o povo e da qual não se consegue escapar, pois não interessa o desejo de fuga. Fica assim feito o retrato de uma sociedade brutal, impiedosa, em que as injustiças se perpetuam geração após geração, como uma ladainha que se entoa incessantemente.

(José Amaral)

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Filme de animação

Hoje fui ao cinema ver um filme de animação. Um belo filme por sinal. Trata-se de Monstros vs Aliens, um filme produzido pela “Dreamworks SKG”, realizado por Rob Letterman e Conrad Vernon. A versão portuguesa conta com as vozes de Catarina Furtado e José Wallenstein.
Aqui fica a sinopse: «Susan Murphy é abalroada por um meteoro, e cresce 14 m e 28 cm. O exército entra em acção e ela é capturada e levada para um complexo secreto do Governo. Aí, é apelidada de Ginórmica e conotada como parte de um grupo estranho de monstros: o brilhante, porém cabeça-de-insecto, Dr. Barata Prof. Dr., o macho meio macaco, meio peixe O Elo Perdido, o gelatinoso e indestrutível B.O.B e a larva de 106 metros, de seu nome Insectosaurus. Quando um misterioso robot alien chega à Terra e começa a assolar o País, o grupo de Monstros é chamado para combater os aliens e salvarem o mundo da destruição eminente».

(José Amaral)